4 de junho de 2012

EXOFTALMIA – ENDOCRINOLOGIA – NEUROENDOCRINOLOGIA: EXOFTALMIA – UMA ALTERAÇÃO TIREOIDIANA QUE PODE CAUSAR A EXOFTALMIA É A DOENÇA DE GRAVES EM CASOS RAROS A EXOFTALMIA PODE SER CAUSADA POR OUTRAS DOENÇAS.

Exoftalmia não é uma condição. É a palavra grega usada para descrever abaulamento ou saliência dos globos oculares. Proptose é outro termo que também significa abaulamento dos olhos. Olhos esbugalhados é geralmente um sinal ou sintoma que você tem uma alteração que afeta a glândula tireóide. A glândula tireóide está localizada na região do pescoço, abaixo do pomo de Adão, e controla a velocidade que o corpo utiliza energia (metabolismo). Quando uma alteração da tireóide provoca sintomas que afetam os olhos, é conhecida como uma doença ocular da tireóide ou orbitopatia da tireóide. Uma alteração da tireóide que pode causar exoftalmia é a doença de Graves. Em casos raros, a exoftalmia pode ser causada por outras doenças. Doença de Graves é uma doença autoimune. Isto significa que o sistema imunitário – ou seja, o sistema de defesa do corpo - ataca algumas das células saudáveis ​​do corpo e tecidos. Isso geralmente faz com que a glândula tireóide se torne hiperativa (hipertireoidismo). Doença de Graves pode causar alterações nos olhos com sintomas que afetam os olhos, tais como: exoftalmia; olhos secos; olhos vermelhos; olhos inchados; irritação dos olhos; fotofobia (sensibilidade à luz). 
Exoftalmia é um sintoma comum da doença ocular devida à tireóide, mas doença ocular da tireóide também pode existir sem abaulamento dos olhos. Quase um terço das pessoas com doença de Graves desenvolve doença ocular tireoidiana e eles normalmente têm exoftalmia. Não está claro exatamente quão comum é a exoftalmia. A cada ano há cerca de cinco ou seis casos de doença tireoidiana dos olhos para cada 100.000 pessoas. Cerca de dois terços das pessoas com doença tireoidiana dos olhos têm exoftalmia. Doença ocular tireoidiana é geralmente mais comum em mulheres com idade entre 30-50 anos. As pessoas que fumam também têm um risco significativamente aumentado de desenvolver doença ocular tireoidiana. Quando exoftalmia é causada por doença ocular tireoidiana, os olhos não podem voltar ao normal. Se os olhos estão vermelhos, irritados e inchados, estes sintomas geralmente se acalmam depois de alguns meses. No entanto, em alguns casos, pode demorar mais de dois anos. Em até 1 em cada 20 pessoas, a doença tireoidiana do olho pode ficar pior, resultando em  visão dupla ou algum grau de deficiência visualO tratamento para os problemas subjacentes da tireóide não necessariamente ajudarão a exoftalmia, mas é essencial que a doença da tireóide seja tratada. Os corticosteróides são um tipo de medicamento que pode reduzir o inchaço dos olhos, e a radioterapia (radiação de alta energia) também é um tratamento eficaz. Em casos raros, a cirurgia pode ser necessária. O resultado do tratamento pode ser excelente, desde que o tratamento seja realizado em centros com experiência e habilidade em lidar com esta condição. Os melhores resultados para pessoas com doença ocular tireoidiana vêm de tratamento envolvendo: endocrinologistas (médicos que se especializam em condições hormonais) e oftalmologistas (médicos que se especializam em doenças dos olhos e do seu tratamento ou cirurgia).

AUTORES PROSPECTIVOS
Endocrinologia – Neuroendocrinologia
CRM 20611

Dra. Henriqueta V. Caio
Endocrinologia – Medicina Interna
CRM 28930

Como Saber Mais:
1. Exoftalmia não é uma condição. É a palavra grega usada para descrever abaulamento ou saliência dos globos oculares... 
http://hipertireoidismo.blogspot.com 

2.
Proptose é outro termo que também significa abaulamento dos olhos... 
http://metabolicasindrome.blogspot.com 

3.
Olhos esbugalhados é geralmente um sinal ou sintoma que você tem uma alteração que afeta a glândula tireóide... 
http://hipertireoidismo.blogspot.com  

AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM CITAÇÃO
DOS AUTORES PROSPECTIVOS ET REFERÊNCIA BIBLIOBRAFICA.

Referências Bibliográficas:
Dr. João Santos Caio Jr., Endocrinologista – Neuroendocrinologista, Dra.Henriqueta V.Caio, Endocrinologista – Medicina Interna - VAN DER HÄÄGEN BRAZIL – São Paulo – Brasil - Britânico Thyroid Association; Associação Britânica de Cirurgiões Endócrina e da tireóide.

Contato:
Fones: 55(11) 5572-4848 / (11) 2371-3337 ou 9.8197-4706
Rua Estela, 515 - Bloco D - 12º andar - Conj 121/122
Paraiso - São Paulo - SP - CEP 04011-002
e-mails: vanderhaagenbrasil@gmail.com

Site Clinicas Caio
http://drcaiojr.site.med.br/
http://dracaio.site.med.br/

Site Van Der Haagen Brazil
www.vanderhaagenbrazil.com.br
https://twitter.com/crescerei2

Nenhum comentário: