20 de janeiro de 2012

DISTÚRBIOS DA TIREÓIDE – ENDOCRINOLOGIA – NEUROENDOCRINOLOGIA: TIREOIDITE SILENCIOSA E TIREOIDITE SUBAGUDA - 2 SITUAÇÕES DIFERENTES QUE PODEM LEVAR AO HIPOTIREOIDISMO.

Este distúrbio da glândula tireóide pode desenvolver o inchaço (inflamação) da glândula tireóide, em que as pessoas podem evoluir de hipertireoidismo para hipotireoidismo. A tireoidite silenciosa acomete mais freqüentemente mulheres do que homens. Os primeiros sintomas da tireoidite silenciosa resultam de uma tireóide hiperativa (hipertireoidismo) e podem durar três meses ou menos. Mais tarde, os sintomas podem ser de uma disfunção da tiróide (incluindo fadiga e intolerância ao frio) até que a tireóide se recupera. Os sintomas geralmente são leves e podem incluir: Fadiga; Freqüentes evacuações; Intolerância ao calor; Aumento do apetite; Aumento da transpiração; Períodos menstruais irregulares; Irritabilidade; Cãibras musculares; Nervosismo, inquietação; Palpitações; Fraqueza; Perda de peso. Um exame físico pode mostrar:
Aumento da glândula tireóide; Freqüência cardíaca acelerada. Os exames podem mostrar: Diminuição da captação de iodo radioativo; Aumento nos níveis sanguíneos de hormônios da tireóide triiodotironina (T3) e tiroxina (T4); Glóbulos brancos (linfócitos) em uma biópsia da tireóide. O tratamento é baseado em sintomas. Geralmente, a tireoidite silenciosa pode desaparecer por si só dentro de um ano. Fase aguda final em três meses. Algumas pessoas podem desenvolver hipotireoidismo ao longo do tempo, devem fazer acompanhamento médico. Se tiver alguns destes sintomas procure seu médico ou um endocrinologista. A tireoidite subaguda envolve inchaço (inflamação) da glândula tireóide, que geralmente ocorre após infecção das vias aéreas superiores. A tireoidite subaguda é uma doença rara e acredita-se ser causada por uma infecção viral. A condição freqüentemente ocorre após uma infecção viral do trato respiratório, tais como caxumba e influenza. A tireoidite subaguda ocorre mais freqüentemente em mulheres de meia idade com sintomas recentes de infecção viral das vias aéreas. O sintoma mais frequente de tireoidite subaguda é a dor no pescoço.
Às vezes a dor pode se espalhar (irradiar) para a mandíbula ou ouvidos. O aumento doloroso da glândula tireóide pode durar semanas ou meses. Outros sintomas incluem: Dificuldade em engolir; Fadiga; Febre; Rouquidão; Fraqueza. Os sintomas de excesso de hormônio da glândula tireóide (hipertireoidismo) podem incluir: Diarréia; Intolerância ao calor; Nervosismo; Palpitações; Sudorese; Tremor. Mais tarde, pode haver sintomas de baixa produção de hormônio da tireóide (hipotireoidismo), tais como: Intolerância ao frio; Prisão de ventre; Fadiga. Normalmente, a função da glândula tireóide volta ao normal, mas em alguns casos, o hipotireoidismo pode ser permanente. Os testes laboratoriais no início da doença podem apresentar: Baixo nível de hormônio estimulador da tireóide (TSH) no soro; Alto nível de T4 livre no soro (hormônio da tireóide, tiroxina); Captação de iodo radioativo de baixa; Alto nível de tireoglobulina sérica; Taxa de sedimentação de eritrócitos (TSE – células vermelhas do sangue) elevada.
Os testes laboratoriais na fase tardia da doença podem apresentar: Altos níveis de hormônio estimulante da tireóide (TSH) no soro; Baixos níveis séricos de tiroxina (T4) livre. Pode ocorrer baixos níveis de anticorpos anti-tireoidianos. A biópsia da glândula tireóide geralmente não é necessária, mas vai mostrar uma inflamação característica da doença. Os testes de laboratório devem voltar ao normal quando a condição voltar ao normal. A condição deve melhorar por si só. No entanto, a doença pode durar meses. Podem ocorrer complicações graves em longo prazo. As complicações são: Hipotireoidismo permanente; A tireoidite subaguda pode retornar após o tratamento.Se você apresentar alguns dos sintomas, procure seu médico ou um endocrinologista: Você tem sintomas desta doença; Apresenta tireoidite e os sintomas não melhoram com o tratamento. A prevenção da tireoidite subaguda deve ser feita com a vacina MMR e a vacina contra a gripe, pois elas podem ajudar a prevenir estas condições, ou seja a tireoidite subaguda.



AUTORES PROSPECTIVOS


Dr. João Santos Caio Jr. 
Endocrinologia – Neuroendocrinologista 
CRM 20611 

Dra. Henriqueta V. Caio 
Endocrinologista – Medicina Interna 
CRM 28930

Como Saber Mais:
1. A tireoidite silenciosa acomete mais freqüentemente mulheres do que homens...
http://hipertireoidismo.blogspot.com/

2 . Algumas pessoas podem desenvolver hipotireoidismo ao longo do tempo...
http://hipotireoidismosubclinico2.blogspot.com/

3. Tireoidite subaguda deve melhorar por si só. No entanto, a doença pode durar meses. Podem ocorrer complicações graves em longo prazo...
http:// hipertireoidismo.blogspot.com/


AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM CITAÇÃO
DOS AUTORES PROSPECTIVOS ET REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA.



Referências Bibliográficas: 
Dr. João Santos Caio Jr, Diretor Cientifico et Dra. Henriqueta Verlangieri Caio, Diretora Clinica - Van Der Häägen Brazil, São Paulo - Brasil, AACE Força-Tarefa da tireóide. Associação Americana de Endocrinologistas de diretrizes clínicas médicas para a prática clínica para a avaliação e tratamento do hipertireoidismo e hipotireoidismo. Endocr Pract . 2002, 8:457-469. Ladenson P, Kim M. Tireóide. In: Goldman L Ausiello D e, eds. Medicine Cecil . 23 ed. Filadélfia, Pa: Saunders, 2007: cap 244. Brent GA, Larsen PR, Davies TF. Hipotireoidismo e tireoidite. In: Kronenberg HM, Melmed S, Polonsky KS, Larsen PR, eds. Williams Textbook of Endocrinology. 11 ed. Filadélfia, Pa: Saunders Elsevier, 2008: cap 12. Brent GA, Larsen PR, Davies TF. Hipotireoidismo e tireoidite. In: Kronenberg HM, Melmed S, Polonsky KS, Larsen PR, eds. Williams Textbook of Endocrinology. 11 ed. Filadélfia, Pa: Saunders Elsevier, 2008: cap 12 

Contatos:
Fones: 55 (11) 5572-4848 / (11) 2371-3337 ou 9.8197-4706
Rua Estela, 515 - Bloco D - 12º andar - Conj 121/122
Paraiso - São Paulo - SP - Cep 04011-002
e-mails: vanderhaagenbrasil@gmail.com

Site Clínicas Caio
http://drcaiojr.site.med.br/
http://dracaio.site.med.br/

Site Van Der Häägen Brazil
www.vanderhaagenbrazil.com.br
vanderhaagenbrasil@gmail.com 

Google Maps:
http://maps.google.com.br/maps/place?cid=5099901339000351730&q=Van+Der+Haagen+Brasil&hl=pt&sll=-23.578256,-46.645653&sspn=0.005074,0.009645&ie=UTF8&ll=-23.575591,-46.650481&spn=0,0&t=h&z=17