5 de junho de 2012

NÓDULO DE TIREÓIDE – ENDOCRINOLOGIA – NEUROENDOCRINOLOGIA: NÓDULO DE TIREÓIDE É QUALQUER CRESCIMENTOANORMAL DAS CÉLULAS DA TIREÓIDE FORMANDO UM CAROÇO.

A MAIORIA DOS NÓDULOS DA TIREÓIDE É BENIGNA SOMENTE UM PERCENTUAL MUITO PEQUENO É MALIGNO (CÂNCER).

O nódulo da tireóide refere-se a qualquer crescimento anormal das células da tireóide em um caroço na tireóide. Embora a grande maioria dos nódulos da tireóide é benigna (não são cancerígenos), uma pequena proporção de nódulos tireoidianos são cânceres de tireóide. Devido a esta possibilidade, a avaliação de um nódulo de tireóide visa descobrir um câncer de tireóide em potencial. A maioria dos nódulos da tireóide não causa nenhum sintoma. O seu médico normalmente descobre-os durante um exame físico de rotina, ou você pode notar um caroço em seu pescoço enquanto olha em um espelho. Se o nódulo é composto de células da tireóide que ativamente produzem hormônio da tireóide, sem considerar a necessidade do corpo, o paciente pode queixar-se de sintomas de hipertireoidismo.  Alguns pacientes com nódulos de tireóide podem se queixar de dor no pescoço, orelha, mandíbula ou. Se o nódulo é grande o suficiente, pode causar dificuldade em engolir ou causar "cócegas na garganta" ou falta de ar se está pressionando a traquéia. 
Raramente, a rouquidão pode ser causada se o nódulo irrita um nervo ligado às cordas vocais. O nódulo da tiroide é o problema endócrino mais comum nos Estados Unidos. As chances são de 1 em cada 10 pessoas que irá desenvolver um nódulo de tireóide. Embora o câncer de tireóide é a mais importante causa do nódulo da tireóide, felizmente ocorre em menos de 10% dos nódulos. Isto significa que cerca de 9 dos 10 nódulos são benignos (não cancerosos). O mais comum tipo de nódulo tireoidiano benigno é conhecido como nódulo coloide e neoplasia folicular. Se um nódulo produz hormônios da tireóide, sem considerar a necessidade do corpo, ele é chamado de nódulo autônomo, e pode ocasionalmente, levar ao hipertireoidismo. Se o nódulo é preenchido com fluido ou sangue, ele é chamado de cisto da tireóide. Nós não sabemos o que provoca nódulos tireoidianos benignos. Um paciente com hipotireoidismo também pode ter um nódulo da tiroide, particularmente se a causa é a inflamação conhecida como Tireoidite de Hashimoto. Às vezes uma falta de iodo na dieta pode estimular a tireóide a produzir nódulos. 
Alguns nódulos autônomos têm um defeito genético que faz com que eles cresçam. Como a maioria dos pacientes com nódulos da tireóide não apresentam sintomas, a maioria dos nódulos são descobertos durante um exame do pescoço por outra razão, tal como durante um exame físico de rotina ou quando você está doente com um resfriado ou gripe. Uma vez que o nódulo é descoberto, o seu médico tenta determinar se o nódulo é o único problema com a sua tireóide ou se a glândula tireóide inteira foi afetada por uma condição mais geral como hipertireoidismo ou hipotireoidismo. O seu médico vai sentir a tireóide para ver se toda a glândula está aumentada, se há um único nódulo presente, ou se existem caroços ou muitos nódulos em sua tireóide. Os testes laboratoriais iniciais podem incluir exames de sangue para medir a quantidade de hormônio da tireóide (tiroxina, ou T4) e hormônio estimulante da tireóide (TSH) para determinar se sua tireóide está funcionando normalmente. A maioria dos pacientes com nódulos tireoidianos também terá provas de função tireoidiana normais. 
Raramente é possível determinar se um nódulo de tireóide é cancerígeno por exame físico e exames de sangue por si só, e assim a avaliação do nódulo de tireóide geralmente inclui exames especializados, tais como a punção biópsia com agulha fina dirigida por ultrassom. Uma agulha fina utilizada em um nódulo de tireóide pode parecer assustador, mas a agulha usada é muito pequena e um anestésico local pode ser utilizado. Este procedimento simples é feito no consultório do médico. Não requer qualquer preparação especial (sem jejum), e os pacientes geralmente voltam para casa ou ao trabalho após a biópsia, sem quaisquer efeitos nocivos. Para uma agulha de biópsia, o seu médico vai usar uma agulha muito fina para retirar as células do nódulo tireoidiano. 
Ordinariamente, várias amostras serão tomadas a partir de diferentes partes do nódulo para dar ao seu médico a melhor chance de encontrar as células cancerígenas se realmente existir um câncer está presente. As células são então examinadas sob um microscópio por um patologista. O relatório da punção biópsia com agulha fina dirigida por ultrassom pode chegar às seguintes conclusões: o nódulo é benigno (não cancerígeno).  Este resultado é obtido em 50% a 60% das biópsias e muitas vezes indicam um nódulo coloide. O risco de não se observar um câncer quando a biópsia é benigna é geralmente inferior a 3 em 100 casos.

AUTORES PROSPECTIVOS

Dr. João Santos Caio Jr.
Endocrinologia – Neuroendocrinologista
CRM 20611

Dra. Henriqueta V. Caio
Endocrinologista – Medicina Interna
CRM 28930

Como Saber Mais:
1.
O nódulo da tireóide refere-se a qualquer crescimento anormal das células da tireóide em um caroço na tireóide...
http://drcaiojr.site.med.br 

2. Embora a grande maioria dos nódulos da tireóide é benigna (não são cancerígenos), uma pequena proporção de nódulos tireoidianos são cânceres de tireóide...  
http://hipotireoidismosubclinico2.blogspot.com/ 

3.
A maioria dos pacientes com nódulos tireoidianos também terá provas de função tireoidiana normais ...    
http://dracaio.site.med.br 

AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM CITAÇÃO 
DOS AUTORES PROSPECTIVOS ET REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA. 


Referências Bibliográficas:
Prof. Dr.João Santos Caio Jr, Endocrinologista,Neuroendocrinologista, Dra. Henriqueta Verlangieri Caio, Endocrinologista, Medicina Interna-Van Der Häägen Brazil – São Paulo –Brasil,Gharib,H,;Goellner,J.R. Fine-needle aspiration biopsy of the thyroid:an appraisal Ann.Intern.Med.,V.118,p.282-289, 1993; Hegedus,L.; Bonnema,S.J.: Bennedbaek,F.N. Management of simple bodular goiter:current status and future perspectives.Endovr.rev.,v.24, p.102-32,2003Robert Heymann, MD; Gregory A. Brent, MD; Práticas endócrinas; 11 (2) :115-119. © Associação Americana de Endocrinologistas Clínicos.

Contato:
Fones:  55(11) 5572-4848 /(11) 2371-3337 ou (11) 9.8197-4706
Rua Estela, 515 - Bloco D - 12º andar - Conj. 121/122
Paraíso - São Paulo - SP - CEP 04011-002
e-mails: vanderhaagenbrasil@gmail.com
 

Site Clinicas Caio
http://drcaiojr.site.med.br/
http://dracaio.site.med.br/

Site Van Der Haagen Brazil
www.vanderhaagenbrazil.com.br
https://twitter.com/crescerei2

4 de junho de 2012

EXOFTALMIA – ENDOCRINOLOGIA – NEUROENDOCRINOLOGIA: EXOFTALMIA – UMA ALTERAÇÃO TIREOIDIANA QUE PODE CAUSAR A EXOFTALMIA É A DOENÇA DE GRAVES EM CASOS RAROS A EXOFTALMIA PODE SER CAUSADA POR OUTRAS DOENÇAS.

Exoftalmia não é uma condição. É a palavra grega usada para descrever abaulamento ou saliência dos globos oculares. Proptose é outro termo que também significa abaulamento dos olhos. Olhos esbugalhados é geralmente um sinal ou sintoma que você tem uma alteração que afeta a glândula tireóide. A glândula tireóide está localizada na região do pescoço, abaixo do pomo de Adão, e controla a velocidade que o corpo utiliza energia (metabolismo). Quando uma alteração da tireóide provoca sintomas que afetam os olhos, é conhecida como uma doença ocular da tireóide ou orbitopatia da tireóide. Uma alteração da tireóide que pode causar exoftalmia é a doença de Graves. Em casos raros, a exoftalmia pode ser causada por outras doenças. Doença de Graves é uma doença autoimune. Isto significa que o sistema imunitário – ou seja, o sistema de defesa do corpo - ataca algumas das células saudáveis ​​do corpo e tecidos. Isso geralmente faz com que a glândula tireóide se torne hiperativa (hipertireoidismo). Doença de Graves pode causar alterações nos olhos com sintomas que afetam os olhos, tais como: exoftalmia; olhos secos; olhos vermelhos; olhos inchados; irritação dos olhos; fotofobia (sensibilidade à luz). 
Exoftalmia é um sintoma comum da doença ocular devida à tireóide, mas doença ocular da tireóide também pode existir sem abaulamento dos olhos. Quase um terço das pessoas com doença de Graves desenvolve doença ocular tireoidiana e eles normalmente têm exoftalmia. Não está claro exatamente quão comum é a exoftalmia. A cada ano há cerca de cinco ou seis casos de doença tireoidiana dos olhos para cada 100.000 pessoas. Cerca de dois terços das pessoas com doença tireoidiana dos olhos têm exoftalmia. Doença ocular tireoidiana é geralmente mais comum em mulheres com idade entre 30-50 anos. As pessoas que fumam também têm um risco significativamente aumentado de desenvolver doença ocular tireoidiana. Quando exoftalmia é causada por doença ocular tireoidiana, os olhos não podem voltar ao normal. Se os olhos estão vermelhos, irritados e inchados, estes sintomas geralmente se acalmam depois de alguns meses. No entanto, em alguns casos, pode demorar mais de dois anos. Em até 1 em cada 20 pessoas, a doença tireoidiana do olho pode ficar pior, resultando em  visão dupla ou algum grau de deficiência visualO tratamento para os problemas subjacentes da tireóide não necessariamente ajudarão a exoftalmia, mas é essencial que a doença da tireóide seja tratada. Os corticosteróides são um tipo de medicamento que pode reduzir o inchaço dos olhos, e a radioterapia (radiação de alta energia) também é um tratamento eficaz. Em casos raros, a cirurgia pode ser necessária. O resultado do tratamento pode ser excelente, desde que o tratamento seja realizado em centros com experiência e habilidade em lidar com esta condição. Os melhores resultados para pessoas com doença ocular tireoidiana vêm de tratamento envolvendo: endocrinologistas (médicos que se especializam em condições hormonais) e oftalmologistas (médicos que se especializam em doenças dos olhos e do seu tratamento ou cirurgia).

AUTORES PROSPECTIVOS
Endocrinologia – Neuroendocrinologia
CRM 20611

Dra. Henriqueta V. Caio
Endocrinologia – Medicina Interna
CRM 28930

Como Saber Mais:
1. Exoftalmia não é uma condição. É a palavra grega usada para descrever abaulamento ou saliência dos globos oculares... 
http://hipertireoidismo.blogspot.com 

2.
Proptose é outro termo que também significa abaulamento dos olhos... 
http://metabolicasindrome.blogspot.com 

3.
Olhos esbugalhados é geralmente um sinal ou sintoma que você tem uma alteração que afeta a glândula tireóide... 
http://hipertireoidismo.blogspot.com  

AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM CITAÇÃO
DOS AUTORES PROSPECTIVOS ET REFERÊNCIA BIBLIOBRAFICA.

Referências Bibliográficas:
Dr. João Santos Caio Jr., Endocrinologista – Neuroendocrinologista, Dra.Henriqueta V.Caio, Endocrinologista – Medicina Interna - VAN DER HÄÄGEN BRAZIL – São Paulo – Brasil - Britânico Thyroid Association; Associação Britânica de Cirurgiões Endócrina e da tireóide.

Contato:
Fones: 55(11) 5572-4848 / (11) 2371-3337 ou 9.8197-4706
Rua Estela, 515 - Bloco D - 12º andar - Conj 121/122
Paraiso - São Paulo - SP - CEP 04011-002
e-mails: vanderhaagenbrasil@gmail.com

Site Clinicas Caio
http://drcaiojr.site.med.br/
http://dracaio.site.med.br/

Site Van Der Haagen Brazil
www.vanderhaagenbrazil.com.br
https://twitter.com/crescerei2